Conheça a Historia da Kufyia Hirbawi Palestina

Conheça a Historia da Kufyia Hirbawi Palestina

Lendo Conheça a Historia da Kufyia Hirbawi Palestina 5 minuto

UM SÍMBOLO DE LUTA PELA LIBERDADE

A simbólica "Kufiya" (também conhecida como "Shemagh" ou "Keffiyeh") é mais importante hoje do que nunca. Tradicionalmente usada sobre a cabeça ou os ombros por agricultores, o último século viu um renascimento da Kufiya, que se tornou sinônimo da busca pela liberdade e independência palestina.

Adotada pelos combatentes da liberdade durante a Revolta Árabe da década de 1930, este tradicional lenço ou cobertura de cabeça árabe tornou-se o uniforme dos rebeldes palestinos em sua resistência contra a ocupação do Império Britânico. Pouco tempo depois, em solidariedade contínua com o patrimônio palestino e a independência da ocupação israelense, a Kufiya ascendeu como um poderoso símbolo de luta e liberdade palestina.

Hoje, a Kufiya palestina, famosa por seu padrão preto e branco, é usada em todo o mundo por aqueles que apoiam a Palestina – nos EUA, Europa, Malásia, Indonésia e, claro, no Oriente Médio. Ela se tornou um item de moda significativo, usado por ativistas políticos, músicos, artistas e designers em todo o mundo.


PERSEVERANÇA INABALÁVEL CONTRA PRESSÕES EXTERNAS

Desde a era do Império Britânico até a ocupação israelense, a Kufiya permaneceu um símbolo de resistência e soberania para o povo palestino.

Infelizmente, devido ao aumento da fabricação de baixo custo no exterior, a maioria das Kufiyas vistas hoje já não possui vínculos com a terra que representam. Após a assinatura dos Acordos de Oslo em 1993 e a adoção de uma política de livre mercado, a importação de Kufiyas de baixo custo produzidas no exterior começou a inundar os mercados em todo o mundo. A crescente pressão competitiva dessas alternativas produzidas em massa começou a prejudicar os tecelões palestinos locais.

Além disso, com a ocupação israelense, postos de controle e bloqueios israelenses criaram ainda mais obstáculos à produção e ao comércio das pequenas empresas palestinas. A produção e o comércio dessas pequenas empresas estão diminuindo, e a economia palestina tem sido constantemente sufocada.

 


A ÚLTIMA KUFIYA ORIGINAL PALESTINA

Mantendo a tradição viva, a Kufiya Hirbawi é agora a única Kufiya que ainda está sendo ativamente produzida na Palestina. Yasser Hirbawi abriu sua histórica fábrica em 1961.

Cada lenço Kufiya é feito à mão, utilizando uma técnica específica de ponto cruz desenvolvida ao longo de décadas. Apenas um pequeno grupo de pessoas ainda conhece essas técnicas tradicionais, aprimoradas ao longo de muitas gerações.

A Kufiya é tradicionalmente tecida em duas camadas: a "base" e o "padrão" ou "flor" (وردة) em árabe. Os teares precisam ser monitorados constantemente. Os fios entre os padrões são cortados manualmente enquanto a máquina está em operação. Após o rolo de Kufiyas ser tecido pelas máquinas, ele é costurado em Kufiyas individuais e os icônicos tasséis são adicionados.


PRESERVANDO O LEGADO HIRBAWI

Embora o fundador da Hirbawi, Yasser Hirbawi, tenha falecido em 2018, seus três filhos continuam a determinação, paixão e compromisso que seu pai lhes transmitiu, assim como ao negócio e aos apoiadores palestinos em todo o mundo. A fábrica Hirbawi é uma das muitas empresas palestinas comprometidas com a luta para construir vidas melhores e preservar a alma de seus ancestrais.

Para o mundo, a Kufiya será para sempre um símbolo de liberdade. Aqueles que a usam expressam seu desejo de ver todas as pessoas, em todo o mundo, viverem pacificamente e com autodeterminação.

A Fábrica Hirbawi continua sua luta para manter a produção ativa. Nas palavras de Yasser Hirbawi: "Continuaremos. Este é o fruto de 50 anos de trabalho contínuo – é mais do que um negócio. Permaneceremos competitivos, continuando a produzir Kufiyas da melhor qualidade."


NOVOS COMEÇOS E O RENASCIMENTO DA KUFIYA

Como a única fábrica restante em meio a uma economia palestina sufocada, a Fábrica Hirbawi enfrentou muitas dificuldades. A produção da fábrica caiu de 150.000 unidades por ano em 1993 para apenas 10.000 unidades em 2010.

À beira do colapso, o renascimento da Fábrica Hirbawi tornou-se possível por meio de uma transição das vendas locais no Oriente Médio para o apelo ao crescente gigante das redes sociais e a uma comunidade online em expansão.

A Fábrica Hirbawi e seus parceiros na Made In Palestine, uma organização alemã fundada por palestinos, estabeleceram o site kufiya.org, que se tornou o principal meio de venda online dos produtos da fábrica Hirbawi.

 


O FUTURO DA HIRBAWI: NÓS CONTINUAREMOS

Após o apoio da comunidade internacional à Kufiya palestina fabricada pela Hirbawi, a missão da família Hirbawi de preservar a Kufiya foi restaurada.

Hoje, a Kufiya é mais do que um símbolo do patrimônio palestino. Usar a Kufiya tornou-se uma expressão de resistência e rebeldia contra injustiças de todos os tipos. Uma maneira de expressar solidariedade com todos aqueles cujos direitos são roubados e cujas vozes são silenciadas. Um pedaço colorido de tecido que fala mil palavras.

Para os palestinos, em particular, pode-se dizer que a Kufiya significa duas coisas: a Palestina viverá. A Palestina será livre.